Não há dúvida de que a maioria das crianças ama animais.Mas quais os riscos para a saúde que nossos amiguinhos peludos trazem?
Aumento da imunidade:
Crianças com animais de estimação têm menos probabilidades de contrair doenças (resfriados e infecções), de acordo com pesquisas na Universidade de Warwick, no Reino Unido. Um anticorpo que indica força do sistema imunológico foi medido na saliva de 138 crianças:o nível daquelas que tinham animais de estimação mostrou-se bem mais estável.Companhia nos exercícios:
Crianças pequenas que brincam com cães tem 50% menos probabilidade de ser obesas, como indica a Universidade Deakin, na Austrália.
Intimidade:
Mais de 90% das crianças põem os animais de estimação na lista dos dez relacionamentos mais importantes, diz DR. June Mc. Nicholas, psicóloga da Universidade de Warwick especialista na interação entre seres humanos e animais.
Empatia:
Os animais de estimação ajudam as crianças a desenvolver a virtude da compaixão e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Afirma Hannelore Fuchs, veterinária e psicóloga do Instituto de Psicologia da USP.
Responsabilidade:
Os animais de estimação ensinam à criança a responsabilidade rotineira. Afirma o veterinário Mauro Lantzman, professor de Psicobiologia no curso de Psicologia da PUC-SP.
Melhor compreensão da saúde e da doença:
As crianças que tem animais de estimação costumam entender melhor os procedimentos médicos.é possível que crianças que tem cães em tratamento medico possam ser mais compreensivas no tratamento de familiares, pondera Marcel Pereira.alergias:
Uma pesquisa americana constatou que crianças expostas a cão e gato no primeiro ano de vida correm um pequeno risco de desenvolver doenças sensibilidade a alérgenos e, talvez , asma.
Mordidas:
Em 2011 o Ministério da Saúde registrou 526 mil ataques de animais, sendo 463 mil deles foram provocados por cães e 63 mil por gatos. Esse numero representa quase o dobro de ataques que em 2001: 282.430.
Custo:
Ter animais de estimação custa caro.Alem do preço da compra, castração e vacinação, há despesas com veterinário, ração, e principalmente com serviços de pet shop.
Esta é minha cadelinha ! |
(Fonte: texto resumido da matéria da Seleções)
Nenhum comentário:
Postar um comentário