10 curiosos fatos sobre a onça-pintada
A onça-pintada é inconfundível, com seus pelos amarelados cheios de manchas e anéis negros. O grande felino vive no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina – apesar de estar, hoje, extinta em várias partes dessa região.
No Brasil, o grande felino é encontrado em maior número na Amazônia e no Pantanal. Quer conhecer mais curiosidades sobre a onça-pintada? Confira abaixo 10 fatos sobre esse belo animal:
- A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, e é o maior do continente americano.
- As onças têm mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida das onças é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!
- Como a maioria dos grande felinos, as onças são solitárias e preferem caçar ao entardecer, ou à noite. O cardápio desses animais inclui cerca de 80 espécies, incluindo veados, antas, capivaras, raposas, peixes, sapos e cobras.
- Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. São raros os relatos de ataques ao homem, e quando eles acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.
- Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”.
- As onças estão sendo extintas em muitas regiões devido à perda de habitat em florestas tropicais da América do Sul e da caça pela sua pele.
- Quem vê as poderosas onças adultas dificilmente consegue imaginar que os filhotes nascem cegos e indefesos. Eles precisam ficar perto da mãe por cerca de dois anos aprendendo a caçar.
- As onças-pintadas eram encontradas no oeste e sul dos Estados Unidos, incluindo Texas, Califórnia, Arizona e Novo México. Entretanto, o felino foi rapidamente eliminado do país, e muito poucas aparições foram registradas desde os anos 1960.
- O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.
- A onça segue uma dieta adorada pela maioria dos grandes felinos, conhecida como “feast or famine” (banquete ou fome). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia. [LiveScience/HowStuffWorks]
Nenhum comentário:
Postar um comentário