13 fevereiro 2013

Raça canina mais indicada para cada estilo de vida


Raça canina mais indicada para cada estilo de vida 

cao ideal estilo vida 300x199 Raça canina mais indicada para cada estilo de vida 

Ter um animal de estimação é extremamente gratificante. No entanto, quando adquirimos um cão por impulso, seja porque ele é pequenininho, peludo, orelhudo ou cheio de rugas, antes de pesquisarmos a respeito da raça, podemos ter vários problemas e um cachorro muito diferente do que esperávamos, difícil de se adaptar aos nossos hábitos.
Lembre-se que vocês irão conviver por muitos anos, e, portanto, você deve sempre considerar os aspectos da sua vida para saber qual raça vai se encaixar melhor no seu dia-a-dia. Tenha em mente que, se um dia você casar, mudar para um apartamento ou de alguma forma mudar seu estilo de vida, você deve ser capaz de levar o cão com você. Infelizmente, uma das maiores causas de abandono de cães é a “mudança no estilo de vida”.
Espaço
O espaço que você possui nem sempre determina o tamanho do cão. O mais importante é saber o nível de energia dele. Alguns cães de pequeno porte como o Beagle e o Jack Russel Terrier necessitam de muito exercício e a convivência com eles em apartamento é mais difícil do que com grandões como o Terranova ou o Dogue de Bordeaux.
Todos os cães devem receber estímulos mentais na forma de enriquecimento ambiental, brincadeiras, e exercícios físicos, como caminhadas. Muitos cães, apesar de terem o quintal todo à disposição, preferem ficar ao nosso lado mesmo que seja em um espaço pequeno, pois valorizam muito a nossa companhia. Portanto, ter apenas um quintal grande não é o suficiente para manter o seu animal tranquilo e saudável.
Na hora de se decidir pelo tamanho do seu animal, lembre-se também que um cão de grande porte tem um custo de manutenção mais alto do que um de pequeno porte.
Nível de atividade
Esse é um dos critérios mais importantes que você deve considerar quando for escolher uma raça. Algumas necessitam de mais exercício do que outras, e se você é mais sedentário e não gosta de praticar esportes, opte por raças como Bulldogue Inglês, Basset hound, Chihuahua, Dogue Alemão ou Dogue de Bordeaux.
Se você gosta de fazer muito exercício diariamente e passar bastante tempo ao ar livre, raças como Border Collie, Husky Siberiano, Australian Cattle Dog, Labrador ou Dálmata são uma boa opção. Não escolha nenhuma raça que tenha o focinho achatado, pois essa característica faz com que eles tenham dificuldade em respirar e não podem se submeter a exercícios vigorosos.
Função
Você quer um cão para te fazer companhia? Boas opções são Shih Tzu, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, Chihuahua, Pug, Whippet e Poodle. Ou talvez para cuidar da casa? Neste caso, Pastor Alemão, Rottweiller, Akita Inu, Dobermann, Dogue Alemão e Fila Brasileiro são bastante indicados.
Crianças
Se você tem criança em casa ou pensa em ter, deverá optar por raças que são adequadas para elas também. Por incrível que pareça, cães pequenos não são uma boa escolha, pois são muito sensíveis e as crianças podem acabar machucando-os sem querer. Boas opções são o Boxer, Beagle, Labrador e o Golden Retriever.
É importante lembrar que, mesmo os cães de uma mesma raça possuindo várias características em comum, o temperamento de cada cão vai depender também da linhagem do animal e da forma que ele for criado! Portanto, após se decidir por uma raça, procure um criador sério e conheça os pais do seu filhote para ter uma idéia de como ele vai ficar, e invista na educação dele.
Lembre-se também que existem muitos cães sem raça definida com as mais variadas características a espera de um lar e com certeza um deles tem o temperamento que você deseja!
(Fonte:R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário